Realizando Backups T-SQL

Realizando Backups T-SQL

Tempo de leitura: 2 minutos

Como foi visto anteriormente, podemos usar o SSMS para criar rotinas de backups de maneira intuitiva e visual, mas, existe ocasiões que precisamos apenas fazer um backup de um banco de dados. É mais conveniente usar a linguagem T-SQL do Microsoft SQL Server, além de ser simples é mais rápido. Ou até mesmo quando precisamos criar rotinas de backup mais flexíveis.

Se conecte ao SQL Server:

Abra uma nova janela no SSMS e digite a seguinte linha de comando:
Syntax:

–Comando de Backup Full de banco de Dados

BACKUP DATABASE database

TO backup_device [ ,n ] [ WITH with_options [ ,o ] ] ;

Exemplo:

BACKUP DATABASE [TMKT]

TO DISK = N’D:TMKT.BAK’ WITH INIT,

STATS = 10

Acima podemos ver que criar um backup via T-SQL é muito simples. Caso fosse necessário executar o backup de forma regular através de um schedule, era só colocar o comando T-SQL em um job. Abaixo cito as opções mais utilizadas no arquivo de backup, para mais informações sempre usem a documentação do produto.
Parâmetros:
INIT – Especifica que todos os conjuntos de backup devem ser substituídos, mas preserva o cabeçalho da mídia. Se INIT é especificado, nenhum conjunto de dados de backup existentes nesse dispositivo é substituído.

STATS [= percentage] – Exibe uma mensagem cada vez que uma percentagem concluída, e é usado para medir o progresso. Se o percentual for omitido, o SQL Server exibe uma mensagem após cada 10 por cento é concluída.
Obs: Existem outros parâmetros além dos dois citados acima, consulte o BOL (Books On Line) do SQL Server.

MIRROR TO = Cria um “espelho” do backup para um outro dispositivo. Em caso que você queira ter o “backup do backup”. Uma restrição muito importante para esta clausula é que todos os dispositivos de backup devem ser do mesmo tipo, por exemplo: Um backup não pode ser mandado para uma fita se uma das cópias foi feita em disco.

COPY_ONLY – Especifica que o backup será apenas uma cópia. O copy_only é criado independente de seu regular scheduler. Sem afetar a sequência dos logs. Essa feature foi disponibilizada a partir do SQL Server 2005.

Obs: Se a opção differential e copy_only forem usadas juntas, a opção copy_only é ignorada e o backup diferencial é criado. Quando você usa a opção copy_only em um baclup de log, a sequência não é afetada e os logs não são truncados.

 

Um comentário

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: