Implementing Microsoft Azure Infrastructure Solutions – Rumo a NUVEM !!!

Implementing Microsoft Azure Infrastructure Solutions – Rumo a NUVEM !!!

Tempo de leitura: 4 minutos

Olá pessoal, quanto tempo neh!? Pois é, bastante correria. Desta vez eu vim para falar um assunto não muito técnico, mas, que com certeza vai vingar muito em breve no meu ponto de vista. Este post vai falar sobre minha experiência referente ao exame 70-533 da Microsoft que realizei na última quinta-feira (19/02/2015) e foi concluído com sucesso e uma visão que EU tenho do que está por vir com o Azure. Posso estar errado? Com certeza!!! Mas o que vale é compartilhar…rs.

Nos primeiros momentos estudando para a prova, veio na minha cabeça uma coisa que sempre conversei com o meu amigo Marcelo Fernandes e que acho que foi bastante cobrado dos DBAs quando existia o extinto título MCDBA. Pra quem não sabe, para possuir esse exame era necessário possuir DUAS provas de SQL Server 2000 e UMA de Windows Server 2003, já que o SQL Server deve ser instalado em cima de um SO é necessário que conheça um pouco dele. No meu ponto de vista existem diversos tipos de DBAs e com perfis diferentes que cada um se encaixa perfeitamente no seu dia-a-dia de trabalho, no entanto, o DBA deve conhecer um pouco de Rede, Infra, SO, Storage, Desenvolvimento, Servidores de Aplicação e algo que pode influenciar o seu SGBD indiretamente. Pois, como diz o Luti DBA significa “Default Blame Accept”. Faz sentido não é!?

No meu ponto de vista, no Microsoft Azure vejo que não existirá os rótulos: o “cara” do SO, o “cara” do SQL, o “cara” da Rede e o “cara” disso e daquilo, mas, sim o Arquiteto de Soluções pra Cloud, pois, esse é o que se espera da pessoa que se especializará nesse segmento. Por outro lado isso não isenta de se especializar, mas, torna as coisas muito mais interessantes e competitivas. Acredita que essa é a palavra que melhor define o Microsoft Azure, Competitivo.

Em uma época onde as empresas são bastante dinâmicas e precisam sempre estar à frente dos seus concorrentes e de forma que necessitem reduzir custo, o Microsoft Azure traz tudo isso de forma simples e objetiva tornando as empresas mais competitivas. Não é isso que a sua área de negócio e o seu negócio espera de você!? Por que gastar uma fortuna em Infra Estrutura, Armazenamento, Comunicação, Licenças, Renovações, Equipes “infladas”, plantões infinitos e etc. Embora, isso não significa que não precisamos de pessoas, elas ainda são e serão muito importantes nas organizações, mas, agora com o foco mais direcionado que é “Business”.

Imagine o seguinte cenário: Você precisa criar um site que venderá ingressos para o show dos Beatles. Estima-se que o local do show abrigará mais que duzentas mil pessoas. O site pode ser acessado 24X7 e apenas ficará disponível por 2 dias para quem quiser comprar. Seria um grande desafio conseguir o data center, comprar licenças, prever alta disponibilidade, monitoramento, equipe e etc. Com o Microsoft Azure essa situação muda um pouco! Se quiser saber mais, deixo no final do artigo referências sobre o assunto.

Quanto o exame 70-533 volta um pouco a ser exigido o que era exigido no exame MCDBA, não com tantos detalhes técnicos, mas, requer que o candidato tenha conceitos de Storage, Rede, Infra e etc. E com certeza uma das coisas mais importante como ter tudo isso reduzindo custo.

Vamos a lista do que é cobrado no exame:

  • Implement Web Sites
  • Implement Virtual Machines
  • Implement Cloud Services
  • Implement Storage
  • Implement Azure Active Directory
  • Implement Virtual Networks

No modulo de Web sites é importante entender como fazer a implantação de um web site, configurá-lo e monitorar. Também entender quais são as opções para restringir o acesso e forma de deixa-lo seguro com protocolos como SSL e certificados.

Em implementando máquinas virtuais são basta apenas saber o que é uma máquina virtual, mas, como utilizar de forma inteligente e o que se pode fazer com máquinas virtuais na nuvem. Uma das coisas mais fantásticas e a opção de você criar um “template” e fazer o upload da imagem para a sua galeria. Claro que outras coisas como configurar, monitorar, como separar por “subnets” e como criar maquinas para você ter disponibilidade em caso de desastres ou qualquer aplicação de patch.

Em Implementando o Cloud Services requer a exigência de entender como se pode implementar aplicações rodando na nuvem, como fazer o “scale up/down”, configurar, monitorar. Entender o que é um “Web Role” e “Worker Role”,saber como tirar proveitos desses recursos e como dimensiona-los da melhor forma reduzindo custos.

Em implementando Storage que na minha opinião é um dos assuntos com o aspecto mais importantes no Azure. Pois, lhe traz opções de como armazenar aquivos, pastas, fazer backups, sql database, blob storage, site recovery e etc. Sabendo configurações, opções de planos e alguns outros pontos chaves tenho certeza que sua vida será mais tranquila quando migrar pra nuvem.

Está o requisito que pessoas apenas acostumada com seu “quadrado” pode ter dificuldade. Para a pessoa que vem de SQL ou de qualquer tecnologia especifica pouco se preocupa de como é feito/ou deveria ser o acesso as aplicações, recursos, objetos e integrações seja ela no on-premises ou no Microsoft Azure. Esse quesito é bastante exigido, pois, no exame existem diversos cenários aonde se fala em integrar ambiente on-premises com Azure.

Finalmente implementando redes virtuais, se você é aquela pessoa que não possui bastante afinidade com redes de computadores, bem-vindo ao time. Nsse item é requerido que o candidato possua conhecimento de redes, protocolos, comunicação, subnets, vpn e algumas “coisitas” mais. Entender fases, passo-a-passo e componentes para entender como criar redes: Point-to-site, site-to-site, multi-site e fazer com que as redes hoje locais possam estender para a nuvem é um dos aspectos chaves desse módulo.

Caminho que segui para os estudos:

Utilizei o livro:  Exam Ref 70-533 Implementing Microsoft Azure Infrastructure Solutions, MSDN e TechNet e alguns links abaixo:

http://azure.microsoft.com/pt-br/

http://azure.microsoft.com/pt-br/pricing/

http://azure.microsoft.com/pt-br/overview/what-is-azure/

Também o que foi bastante importante para a consolidação do aprendizado foi criar uma conta no Microsoft Azure, que é disponibilizada free no portal.

http://azure.microsoft.com/pt-br/pricing/free-trial/

Espero que tenham gostado!!!

Até a próxima

 

2 comentários

  1. Vitor Fava disse:

    Thiago,

    Muito bom o seu post sobre Azure.

    Com certeza esse exame está na minha lista e suas dicas serão preciosas.

    Grande abraço.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: