Configurando o Database Email

Configurando o Database Email

Tempo de leitura: 4 minutos

Olha eu aqui de novo galerinha! Muita correria pra poder estar sempre atualizando o blog, mas, no final sempre é gratificante. Esse post, como de costume dedico ao Emerson Vasconcelos,  super líder de projetos e ótimo técnico.

O Database Mail foi à solução que a Microsoft encontrou para o envio de mensagens de E-Mail, o Database Mail fornece um recurso de notificação para as instâncias do SQL Server. Quando o Database Mail é configurado em um computador com SQL Server, os aplicativos de banco de dados podem enviar mensagens de e-mail aos usuários com resultados das consultas, o recurso Database Mail é usado principalmente para enviar mensagens de alerta para os administradores, a fim de notificá-los sobre as condições de desempenho ou alterações feitas em objetos.

O Database Mail foi introduzido no SQL Server 2005 como substituto SQL MAIL, que estava presente em versões anteriores ao SQL Server 2000, o motivo para essa substituição foi simplificar a configuração, gerenciamento e fornecer um envio de mensagens de maneira rápida e segura. Para transmitir as mensagens de correio. O Database Mail usa o protocolo de envio de mensagem SMTP (Simple Mail Transfer Protocol), esse protocolo utilizada a porta padrão 25 em uma rede TCP.
O ponto central dentro do Database Mail são os perfis, para cada perfil criado podemos associar várias contas de e-mail obtendo assim, um recurso que vamos falar detalhadamente nos próximos artigos o Failover, isso quer dizer o seguinte, um perfil do Database Mail lhe permite especificar mais de um servidor SMTP. Caso um servidor SMTP fique indisponível, as mensagens poderão ser entregues por outro servidor SMTP.

Após acessar o Management Studio e conectar no servidor que irá configurar, acesso o Object Explorer , expanda o item Management e clique com o botão direito no item Database Mail e depois no item Configure Database Mail.


Clique em Next e adicione nome para o profiler, a descrição e  clique em Add.

Aparecerá a próxima tela as informações devem ser preenchidas como a seguir:

  • Account Name: Um nome descritivo para essa conta
  • Description: Uma descrição para a conta
  • E-mail Address: O e-mail a ser utilizado para envio
  • Display Name: O nome a ser exibido quando os e-mails são encaminhados
  • Reply E-Mail: Opcionalmente o e-mail que aparecerá no campo “Responder para” na mensagem de e-mail
  • ServerName: O Servidor de e-mail
  • PortNumber: A porta utilizada para realizar a conexão (usualmente a porta 25)
  • Autenticação: Configure conforme a política de autenticação de seu servidor.. Nesse usamos a conta SQLServices do domínio.


Clique em Ok e termos a tela do profiler com o acount configurado.

Clique em Next. Marque o CheckBox e deixe o profiler SQLServices como default.

Clique em Next e aparecerá a janela de configuração dos parâmetros.


Pode ser proibido o uso de alguns arquivos dentro do Database Email, basta clicar na caixa com as reticências na linha Prohibited Attachment File Extensions irá se abrir uma janela com as extensões de arquivo. Neste caso adicionei o mp3

 Clique em OK e na tela de parâmetros clique em Next. Aparecerá a tela de finalização.

Clique em Finish. Aparecerá a janela com os passos que foram realizados e o status.

Clique em Close.

Habilitando o Data Base Email no SQL Server Agent

Vá ao SQL Server Agent, clique o botão direito sobre ele e escolha a opção Properties.

Clique em Alert system, marque a opção Enable Mail Profiler e escolha o profiler SQLServices que foi configurado anteriormente.

A sua tela deve ser parecida com esta:

Espero ter ajudado.

Abs

 

2 comentários

  1. […] post anterior eu falei sobre database email e como configurá-lo. Mas, até ai beleza, o que faço com isso? […]

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: